Pasta Madre e Pão feito com a Pasta Madre

Pasta Madre 
(Video explicativo abaixo)
Para a receita de pão abaixo:
1º dia - Em um pote, coloque 200 ml de água morna e 200 gr de farinha, mexa muito bem, tampe e guarde por 24 hs.
2º dia - misture o soro que se formou no liquido do pote, separe 200 gr do fermento e descarte, acrescente no pote 100 gr de farinha e 100 gr de água morna, mexa bem, tampe e guarde por 24 hs.
do 3º ao 10º repita a operação do 2º dia, lembrando que no 10 dia ao invés de descartar o femento, use-o para fazer o pão.
Desse dia em diante conserve o pote em geladeira, e a cada 1 semana, vc deverá repetir a operação do 10º diaa, ou seja, separar 200 gr do fermento, alimentar o do pote e fazer novo pão.
Dica: se vc não quiser fazer pão toda semana, após alimentar o do pote, guarde-o no freezer para congelar, por até 30 dias, após esse período, vc deverá alimentá-lo novamente, lembrando que para isso, deve retirá-lo do freezer de véspera, e mantê-lo fora da geladeira por 24 hs.
http://youtu.be/5wqGd6d1F0s


Pão caseiro feito com Fermento Natural(Pasta Madre)
(Video explicativo abaixo)

INGREDIENTES

20 gr de sal
20 gr de açúcar
600 gr de farinha de trigo
300 ml de água morna
200 gr de fermento natural

PREPARO

Em uma vasilha funda, misture a farinha com o açúcar, reserve.
Dissolva o fermento natural na água morna, mexa bem para diluir.
Misture aos poucos o fermento na farinha com açúcar e vá mexendo para incorporar, até colocar tudo, acrescente o sal e sove a massa por 15 minutos, até ficar bem lisa
Faça uma bola e volte a massa na vasilha, cobrindo com um pano, por 3 horas, para crescer.
Após passado esse tempo, retire a massa da vasilha e coloque sobre a mesa enfarinhada, abra a massa com as mãos formando um retângulo, dobre a metade para dentro, aperte bem com os dedos, dobre a outra metade por cima e aperte as beiradas.
Estique um pouco a massa com as mãos e modele o pão, como no vídeo.
Coloque o pão em assadeira untada com azeite e deixe crescer por mais 3 horas.
Leve para assar em forno aquecido a 220º por 15 minutos, abaixe o forno a 180º ou 200º, e deixe assando por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.

Dicas: 1ª - a quantidade de fermento que vai na massa é sempre 1/4 do peso do pão (esta receita é de um pão de 800gr, ou seja, 600 gr de farinha e 200gr de fermento)
2ª - quando for levar o pão para assar, coloque em baixo uma vasilha com água quente, para formar vapor enquanto o pão assa, assim a casca vai ficar mais crocante.
http://youtu.be/Hc-BSDmgZwE