Pão Especial da Tera


Pão Especial da Tera

INGREDIENTES DA MASSA
1 KG de farinha de trigo
250 ml de água morna
250ml de leite morno
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
50 gr de fermento fresco para pão ou 1 pacotinho de fermento seco

RECHEIO
400 gr de presunto fatiado
400 gr de mussarela fatiada
300 gr de queijo parmesão ralado

COBERTURA
Gema para pincelar
queijo parmesão ralado grosso para polvilhar

MODO DE PREPARO DA ESPONJA
Em uma vasilha, coloque o leite e a água mornos, o fermento fresco ou seco, o açúcar e 2 xícaras de farinha, mexa bem e deixe crescer até dobrar de volume.

MODO DE PREPARO DA MASSA
Depois da esponja crescida, acrescente os demais ingredientes da massa, o sal, a manteiga e o restante da farinha(aos poucos), ate dar o ponto de uma massa bem lisa e macia, deixe crescer novamente até dobrar de volume.

MODO DE PREPARO DOS PÃES
Depois da massa crescida, divida em 4 bolas, abra cada uma delas com um rolo de macarrão, até ficar com + ou - 1/2 cm de altura,.
com as costas de uma colher espalhe por todo o disco, margarina, untando bem, depois,  polvilhe queijo ralado por sobre todo o disco de massa, vá rasgando o presunto e a mussarela, e coloque sobre o disco, tomando o cuidado de não sobrepor os pedaços, intercale-os , senão pode embatumar o pão na hora de assar.
Feito isto, enrole o disco como rocambole, bem apertadinho, e no sentido do comprimento desse rolo, com uma faca divida-o em 2 partes, prenda bem 2 pontas e vá trançando uma parte por cima da outra, procurando deixar aparecendo as camadas que se formou com o corte, aperte bem as outras duas pontas e coloque em forma para assar, pincele a gema e polvilhe o queijo ralado grosso, deixe crescer de novo e depois leve para assar, (repita essa operação com as outras 3 bolas)
Assar em forno médio, quando começar a dourar e ao bater com as costas do dedo, estiver durinho, desligue o forno.


Dica: Quando for usar as mãos para trabalhar a massa, aqueça-as com água morna e enxugue-as, pois elas já começarão a ajudar no processo de crescimento da massa.